SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue46The Pedagogy curriculum and the professional practice: the Pibid scholarship conceptionsThe School Osvaldo Cruz de Dourados in the pages of studant newspaper ABC: high school in the south of Mato Grosso in the 1960s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PEREIRA, Peter Paul  and  REBOLO, Flavinês. Clima escolar e suas implicações para o trabalho docente. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.93-112. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1091.

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar o clima escolar segundo a percepção dos professores de uma escola pública do Município de Campo Grande, MS e suas implicações para o trabalho docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa descritiva, utilizou como procedimentos metodológicos para a coleta de dados um questionário sobre clima escolar e entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa 24 professores. Os resultados mostram que o clima dessa escola tem características de um clima aberto, isto é, um ambiente de trabalho participativo, promotor do desenvolvimento profissional e do reconhecimento dos indivíduos. Foi possível identificar, também, pelas falas dos professores, que existe uma relação entre clima escolar e o trabalho docente. Ao se sentirem satisfeitos pela possibilidade de participação nas decisões, ao serem reconhecidos pelo trabalho realizado e pela possibilidade de realizarem trabalhos coletivamente, os professores afirmam que estão mais motivados e que o trabalho é realizado de forma mais prazerosa. A partir desses resultados, pode-se afirmar que, para esses professores, as dimensões que compõem o clima escolar têm implicações sobre o trabalho que realizam. Espera-se que as discussões sobre a qualidade do ambiente de trabalho possam contribuir para melhorar a educação, tanto no aspecto dos processos de ensino e aprendizagem como na valorização e bem-estar dos professores.

Keywords : clima escolar; trabalho docente; bem-estar docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )