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Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

GOUVEIA, Andréa Barbosa  y  SCHNEIDER, Gabriela. Os estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no contexto da educação pública do Paraná: uma leitura a partir das mesorregiões do estado. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.155-176. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1046.

O Programa Bolsa Família (PBF) tem sido um importante aliado na redução da pobreza e na diminuição da desigualdade social. Além disso, por meio da condicionalidade escolar, tem colaborado com a permanência de crianças e jovens na escola, o que representa um importante passo na garantia do direito à educação. Esse direito, contudo, não se limita ao acesso, e, nesse sentido, a análise de onde estão esses estudantes e quais as escolas que frequentam é essencial. Neste artigo, analisam-se os estudantes beneficiários do PBF a partir do recorte das mesorregiões do Paraná, buscando caracterizar o volume de estudantes beneficiários, as condições gerais da região e as condições especificamente de oferta escolar, considerando tipo de vínculo dos professores, formação dos professores e estrutura material da escola. Os resultados sugerem uma relação entre melhores condições docentes, em termos de formação ou vínculo de trabalho com o menor percentual de beneficiários do programa, o que também pode ser percebido no que se refere à estrutura material, ainda que com algumas diferenças dentro das diversas regiões. O Centro Sul apresenta-se como uma das regiões com o maior número de beneficiários em relação à matrícula e também com as condições mais precárias.

Palabras clave : política educacional; Programa Bolsa Família; mesorregiões paranaenses.

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