SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue46The education of the citizen in the Information and Communication SocietyUses and abuses of the importance of evaluation speech author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

BICALHO, Ramofly  and  OLIVEIRA, Jean Rubyo. Interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.195-212. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.967.

Este artigo aborda as possíveis interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância no curso técnico de agropecuária, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Barra de São Francisco. Consultamos documentos produzidos pelo IFES, Universidades, Ministério da Educação e Movimentos Sociais. Acreditamos que a presença do IFES na comunidade pode fortalecer as famílias camponesas e realidades do entorno, garantindo a qualidade da educação, direitos e especificidades dessa população, suas histórias de vida, identidades, memórias e valorização cultural. Nesse processo de pesquisa e construção histórica, prevaleceu o respeito às diferenças e a valorização da identidade cultural dos atores envolvidos, propondo uma educação inclusiva, questionadora, democrática e por alternância, nas instituições de ensino federalizadas. As interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância são reais, considerando as possibilidades políticas, pedagógicas e sociais presente nos cursos técnicos do IFES, Campus Barra de São Francisco.

Keywords : educação profissional; pedagogia da alternância; agropecuária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )