SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número46La educación del ciudadano y de la sociedad de la información y de la comunicaciónUsos y abusos del discurso de la importancia de la evaluación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BICALHO, Ramofly  y  OLIVEIRA, Jean Rubyo. Interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.195-212. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.967.

Este artigo aborda as possíveis interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância no curso técnico de agropecuária, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Barra de São Francisco. Consultamos documentos produzidos pelo IFES, Universidades, Ministério da Educação e Movimentos Sociais. Acreditamos que a presença do IFES na comunidade pode fortalecer as famílias camponesas e realidades do entorno, garantindo a qualidade da educação, direitos e especificidades dessa população, suas histórias de vida, identidades, memórias e valorização cultural. Nesse processo de pesquisa e construção histórica, prevaleceu o respeito às diferenças e a valorização da identidade cultural dos atores envolvidos, propondo uma educação inclusiva, questionadora, democrática e por alternância, nas instituições de ensino federalizadas. As interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância são reais, considerando as possibilidades políticas, pedagógicas e sociais presente nos cursos técnicos do IFES, Campus Barra de São Francisco.

Palabras clave : educação profissional; pedagogia da alternância; agropecuária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )