SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número46A educação do cidadão da e na sociedade da informação e da comunicaçãoUsos e abusos do discurso da importância da avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BICALHO, Ramofly  e  OLIVEIRA, Jean Rubyo. Interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.195-212. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.967.

Este artigo aborda as possíveis interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância no curso técnico de agropecuária, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Barra de São Francisco. Consultamos documentos produzidos pelo IFES, Universidades, Ministério da Educação e Movimentos Sociais. Acreditamos que a presença do IFES na comunidade pode fortalecer as famílias camponesas e realidades do entorno, garantindo a qualidade da educação, direitos e especificidades dessa população, suas histórias de vida, identidades, memórias e valorização cultural. Nesse processo de pesquisa e construção histórica, prevaleceu o respeito às diferenças e a valorização da identidade cultural dos atores envolvidos, propondo uma educação inclusiva, questionadora, democrática e por alternância, nas instituições de ensino federalizadas. As interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância são reais, considerando as possibilidades políticas, pedagógicas e sociais presente nos cursos técnicos do IFES, Campus Barra de São Francisco.

Palavras-chave : educação profissional; pedagogia da alternância; agropecuária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )