SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número46Interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

LOBO, Silvia Lapa  e  NOGUEIRA, Eliete Jussara. Usos e abusos do discurso da importância da avaliação. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.213-228. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1093.

A avaliação no contexto escolar representa um dispositivo de poder, independente de seus instrumentos e ou discursos que apontam para melhoria de ensino, eficiência, entre outros argumentos, ainda assim, a avaliação em especial na educação infantil é uma forma de controle. Este artigo apresenta a defesa de uma educação infantil sem vigiar e sem punir, a favor do resgate da liberdade de ter experiências singulares na infância. Para tanto, apresenta uma pesquisa em documentos das diretrizes para as escolas municipais de Sorocaba, SP, em que implantaram, em 2008, uma ficha de avaliação na educação infantil em concordância a um Programa de Gestão de Excelência. Foram envolvidos nesse programa, diretores de escola, equipe gestora para treinar e estabelecer as metas e instrumento de avaliação dos alunos, crianças. Os resultados dessa análise confrontam o discurso empresarial com o cotidiano escolar, e apontam para um desvio de função da escola, que deveria oportunizar experiências e apoiar a criança nas suas descobertas, para o controle e estabelecimento de metas que as rotulam e controlam.

Palavras-chave : avaliação; cotidiano escolar; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )