SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número47Inteligencia humana y cotidiano escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PEREIRA, Gorete. A aprendizagem colaborativa, porquê?. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.5-25. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1109.

Este artigo pretende situar a aprendizagem colaborativa, cujo referencial teórico assenta na concepção construtivista da aprendizagem. Essa concepção privilegia o sentido e a sua construção, sendo que a aprendizagem é a "construção de sentido". O ambiente de aprendizagem adquire uma nova importância no quadro desta abordagem, nomeadamente na contextualização das aprendizagens e nos processos de participação do indivíduo na comunidade, através dos quais se desenvolvem práticas colaborativas. Nessa perspetiva as conceções construtivistas assumem particular relevo no quadro atual da intervenção educativa e da prática pedagógica.

Palabras clave : construtivismo; teoria sociocultural; aprendizagem colaborativa; zona de desenvolvimento proximal; competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )