SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número47A inteligência humana e o cotidiano escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PEREIRA, Gorete. A aprendizagem colaborativa, porquê?. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.5-25. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1109.

Este artigo pretende situar a aprendizagem colaborativa, cujo referencial teórico assenta na concepção construtivista da aprendizagem. Essa concepção privilegia o sentido e a sua construção, sendo que a aprendizagem é a "construção de sentido". O ambiente de aprendizagem adquire uma nova importância no quadro desta abordagem, nomeadamente na contextualização das aprendizagens e nos processos de participação do indivíduo na comunidade, através dos quais se desenvolvem práticas colaborativas. Nessa perspetiva as conceções construtivistas assumem particular relevo no quadro atual da intervenção educativa e da prática pedagógica.

Palavras-chave : construtivismo; teoria sociocultural; aprendizagem colaborativa; zona de desenvolvimento proximal; competências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )