SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue47Collaborative learning, why?Playing in the classroom in the Early Childhood Education? Reflections on the organization of spaces for early childhood experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; SILVA, Yara Machado da  and  MELLO, Flora Loureiro de. A inteligência humana e o cotidiano escolar. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.27-41. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1114.

A inteligência, como fenômeno, sempre intrigou a humanidade, tornando-se alvo de muitos pesquisadores ao longo do tempo. Howard Gardner é um referencial nessa área por ter apresentado uma teoria que transcende as habilidades lógicas do pensamento como a forma mais elevada do conhecimento humano, considerando diferentes manifestações de capacidades cognitivas, não antes classificadas dessa forma. O conceito de inteligência está diretamente relacionado à nossa cultura, e pode ser demonstrado pela capacidade de resolver problemas, aprender e se expressar de forma eficiente, estabelecer relações entre os conteúdos e pensar de forma abstrata. Atualmente, ainda encontramos pessoas que integram o contexto escolar, definindo como inteligentes apenas os alunos com bom desempenho, o que demonstra que a questão da inteligência está pautada em paradigmas que precisam ser superados. Ter a teoria das Múltiplas Inteligências como base pedagógica pode conduzir o professor a encontrar novas propostas de atividades e diferentes caminhos para ensinar. O presente estudo investigou o que pensam os professores da rede municipal de Sorocaba sobre o conceito de ser inteligente. Foi possível observar que há uma tendência intrínseca em compreender a inteligência de forma mais ampla e complexa, contudo há uma carência de referencial teórico que embase uma prática pedagógica com a finalidade de desenvolver as múltiplas potencialidades dos alunos.

Keywords : inteligência humana; cotidiano escolar; práticas pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )