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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; SILVA, Yara Machado da  e  MELLO, Flora Loureiro de. A inteligência humana e o cotidiano escolar. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.27-41. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1114.

A inteligência, como fenômeno, sempre intrigou a humanidade, tornando-se alvo de muitos pesquisadores ao longo do tempo. Howard Gardner é um referencial nessa área por ter apresentado uma teoria que transcende as habilidades lógicas do pensamento como a forma mais elevada do conhecimento humano, considerando diferentes manifestações de capacidades cognitivas, não antes classificadas dessa forma. O conceito de inteligência está diretamente relacionado à nossa cultura, e pode ser demonstrado pela capacidade de resolver problemas, aprender e se expressar de forma eficiente, estabelecer relações entre os conteúdos e pensar de forma abstrata. Atualmente, ainda encontramos pessoas que integram o contexto escolar, definindo como inteligentes apenas os alunos com bom desempenho, o que demonstra que a questão da inteligência está pautada em paradigmas que precisam ser superados. Ter a teoria das Múltiplas Inteligências como base pedagógica pode conduzir o professor a encontrar novas propostas de atividades e diferentes caminhos para ensinar. O presente estudo investigou o que pensam os professores da rede municipal de Sorocaba sobre o conceito de ser inteligente. Foi possível observar que há uma tendência intrínseca em compreender a inteligência de forma mais ampla e complexa, contudo há uma carência de referencial teórico que embase uma prática pedagógica com a finalidade de desenvolver as múltiplas potencialidades dos alunos.

Palavras-chave : inteligência humana; cotidiano escolar; práticas pedagógicas.

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