SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número47Inteligencia humana y cotidiano escolarEducación escolar y protagonismo indígena: argumentos sobre la constitución de una "docencia artífice" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

NICOLIELO, Maria Elisa; SOMMERHALDER, Aline  y  ALVES, Fernando Donizete. Brincando em sala na Educação Infantil? Reflexões acerca da organização dos espaços para experiências na primeira infância. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.43-62. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1054.

Origina-se de uma pesquisa concluída e tece considerações acerca da organização do espaço, para brincar, em sala de Educação Infantil. Fundamentou-se em autores como: Brougère, Gandini, Freire, Cruz e Rinaldi. De que maneira as crianças estão brincando no espaço de sala de Educação Infantil? Que práticas educativas estão relacionadas à organização do espaço em sala, em contexto de brincadeiras na Educação Infantil? Objetivou identificar e problematizar a organização espacial de sala de Educação Infantil, para o brincar infantil. De abordagem qualitativa, utilizou observação participante de momentos do brincar de 14 crianças e a respectiva professora, produzindo treze diários de campo. As crianças manifestaram curiosidades e interagiram entre si, reinventando e resignificando os espaços possíveis na sala. Além de brincarem sentadas à mesa ou no chão, esse grupo manifestou apreço por brincar embaixo da mesa, por proporcionar liberdade às ações e relações entre subgrupos de crianças. A pesquisa mostrou uma ênfase no brincar em sala, com pouca exploração de outros espaços da instituição. Conclui que, quando o espaço é organizado de forma variada, as possibilidades de criação e relações aumentam, ampliando o incentivo de brincadeiras, de experimentações, de descobertas, de perpetuação e reinvenção da cultura lúdica infantil e, com isso, de melhores oportunidades educativas para as crianças.

Palabras clave : brincar; crianças; espaços na Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )