SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue47Indigenous schooling & protagonism: arguments about the shape of "artificer teachers"Interdisciplinarity in teacher's training: a look from the movements of scientific production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CARVALHO, Ademar de Lima. O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o conhecimento educativo freireano. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.83-106. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1063.

O presente artigo trata do resultado de uma investigação com 78 professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos na rede pública no município de Rondonópolis, MT. A Investigação foi impulsionada pelo desejo de refletir sobre a prática pedagógica do professor. Como objetivo, buscou-se compreender que conhecimento o professor da EJA tem do pensamento educativo freireano. Para a coleta de dados, utilizou-se de questionário com questão fechada e aberta para o professor manifestar o seu conhecimento. Como fundamentação teórica, este artigo se alicerçou no pensamento Educativo de Paulo Freire e autores que estão em sintonia com seu pensamento. O resultado da investigação revelou que os professores da EJA não tiveram uma formação específica para atuar nessa modalidade de ensino. Para esses professores, o pensamento educativo de Freire é compreendido como importante para pensar o processo pedagógico da EJA, porém, na formação continuada, a ênfase, simplesmente, é dada para a instrumentalização do ensino.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; conhecimento freireano; prática educativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )