SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número47Interdisciplinariedad en la formación de profesores: una mirada a partir de los movimientos de la producción científicaPlanes decenales de educación: sistematización del monitoreo y evaluación en los escenarios estadales y municipales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CZYZEWSKI, Analice  y  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Mudança conceitual de alfabetização e crise da formação. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.123-139. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1113.

Com o objetivo de refletir sobre o processo de alfabetização no contexto da implementação de políticas públicas no Brasil, a partir da década de 1990, bem como sobre as transformações na organização do mundo do trabalho e suas relações com a educação e a nova forma de se conceber o processo de alfabetização, este texto se insere nas discussões sobre a crise da formação. Compreende-se a alfabetização como um processo complexo e multifacetado, cujo objeto de ensino é o sistema de escrita alfabética considerado, neste estudo, como condição e ponto de partida para o acesso e compreensão do conhecimento registrado sob a forma de textos escritos, o que não significa abrir mão dos demais objetos extralinguísticos para a apropriação da cultura e ampliação do horizonte da compreensão e uso da língua em diversos contextos sociais e culturais, bem como a consolidação do letramento e do desenvolvimento da capacidade de entender a sociedade naquilo que a realidade imediata nega pela simplificação de sua complexidade. Decorre desse entendimento, a opção pela Teoria Crítica da Sociedade para orientar a reflexão. apontando para o contexto de mundialização do capital e da implementação de políticas públicas para a educação que conduzem a uma formação contrária ao desenvolvimento da autonomia.

Palabras clave : alfabetização; políticas públicas; Teoria Crítica; formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )