SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue47Decennial education plans: systematization of monitoring and evaluation in the state and municipal scenariosFrom instruction to education: contributions to the understanding of audiovisual as an educational technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SILVA, Roberto Rafael Dias da. A escolarização juvenil como um investimento econômico: analítica das políticas curriculares contemporâneas. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.163-184. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1083.

O presente texto apresenta resultados de uma investigação que busca compreender as racionalidades que orientam as políticas curriculares para o Ensino Médio. Especificamente para este artigo, realizou-se um recorte analítico priorizando uma leitura diagonal de quatro documentos publicados por organizações internacionais, destinados a orientar as reformas curriculares promovidas na América Latina. Percebeu-se um direcionamento para as questões da promoção de práticas pedagógicas inovadoras, associadas ao desenvolvimento de formas curriculares ancoradas nos conceitos de protagonismo juvenil e de formação de habilidades.

Keywords : políticas curriculares; ensino médio; capacidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )