SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue47Youth schooling as an economic investment: analysis of contemporary curricular policiesThe teaching videos in the context of online education in the cyberculture era: challenges and possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SANTOS, Vanessa Matos dos. Da instrução à educação: aportes para a compreensão do audiovisual como tecnologia educacional. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.185-200. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1065.

Este artigo oferece uma revisão conceitual sobre a utilização dos audiovisuais em processos educativos. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um breve histórico que focaliza o debate conceitual e aprofundado entre tecnologia instrucional e tecnologia educacional. A cronologia traçada fornece respaldo para a abordagem do audiovisual no contexto de desenvolvimento das mídias massivas oscilando seu papel, ora como tecnologia instrucional, ora como tecnologia educacional. Finalmente, apresenta-se e problematiza-se o papel do audiovisual na sociedade contemporânea, permeada pelas tecnologias digitais. O objetivo maior deste manuscrito é investigar as bases que sustentam o uso educacional do audiovisual e oferecer arcabouço histórico e conceitual que viabilize sua permanência e desenvolvimento em outros suportes que permeiam o mundo contemporâneo (como smartphones e tablets) e não apenas em aparelhos televisivos.

Keywords : tecnologia educacional; audiovisuais; instrução; mídia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )