SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue47From instruction to education: contributions to the understanding of audiovisual as an educational technologyThe medicalization of school life: incoherencies in the conceptualization of TDAH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

BORGATO, Joaquim Sérgio  and  PANIAGO, Maria Cristina Lima. Os vídeos didáticos no contexto da educação online na era da cibercultura: desafios e possibilidades. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.201-221. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1115.

Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios e possibilidades dos vídeos didáticos no contexto da educação online. É um recorte de uma pesquisa de doutoramento em Educação e traz uma discussão teórica sobre Educação online, formação de professores, vídeos didáticos e suas linguagens e potencialidades. Os resultados da pesquisa indicam que os professores entendem o vídeo didático como um dos materiais didáticos que mais se identificam com a Educação online, porém sentem-se despreparados e frustrados com o resultado de seus vídeos, buscando vencer suas próprias limitações em cursos de formação continuada. Entendemos que o vídeo didático no contexto da Educação online impõe certos desafios aos professores e alunos em sua produção e apropriação. Há indicações, por meio das pesquisas, da necessidade da formação de professores tanto para o desenvolvimento como para o uso de vídeos didáticos, incorporando o conceito da interatividade. A Educação online na era da cibercultura avança em questões no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que vão além das técnicas e das tecnologias considerando o ser humano como um agente capaz de refletir de forma crítica o seu papel da sociedade.

Keywords : vídeo didático; educação online; formação de professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )