SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número47Os vídeos didáticos no contexto da educação online na era da cibercultura: desafios e possibilidadesPráticas parentais e análise do comportamento: o estado do conhecimento de teses e dissertações de 2010 a 2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

COUTINHO, Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes  e  ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro. A medicalização da vida escolar: incoerências na conceituação do TDAH. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.223-239. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.959.

Artigo de revisão bibliográfica sobre a medicalização da Educação a partir da queixa de déficit de atenção e hiperatividade proveniente da escola e demandante de diagnóstico médico e/ou psicológico. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição de autores nacionais e latino-americanos à crítica da medicalização da vida e do processo ensino-aprendizagem, marcado pelas explicações biológicas sobre o comportamento do aluno, especialmente daquele identificado como desatento e/ou inquieto sobre o qual se apõe o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O material para análise foi selecionado pelo critério de relevância de autoria, a partir da busca em artigos e capítulos de livros que tinham como tema principal medicalização e TDAH. A análise qualitativa permite concluir que a medicalização está inserida no processo de biologização da vida e corresponde à transposição das explicações próprias do campo médico para as questões inerentes a outros campos, como a Educação. Quanto ao TDAH, trata-se de um transtorno mental que materializa a medicalização da Educação e sobre o qual ainda não há um consenso teórico. São apontadas, ainda, as incoerências internas nos critérios diagnósticos do TDAH erigidos pelo Manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e algumas implicações da medicalização para o sujeito diagnosticado e para o contexto escolar.

Palavras-chave : medicalização; TDAH; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )