SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número47A medicalização da vida escolar: incoerências na conceituação do TDAH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ROCHA, Taís Milena Abreu  e  GURGEL, Paulo Roberto Holanda. Práticas parentais e análise do comportamento: o estado do conhecimento de teses e dissertações de 2010 a 2015. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.241-262. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1084.

Práticas parentais são estratégias de socialização utilizadas pelos pais em relação ao comportamento de seus filhos. Tais práticas podem ser positivas e favorecer o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, melhorar o desempenho acadêmico e promover habilidades sociais; já práticas coercitivas podem promover problemas de comportamento e até comportamento antissocial. O objetivo deste estudo foi analisar teses e dissertações que discutem o tema práticas parentais na perspectiva da Análise do Comportamento, no período de 2010 a 2015. Os descritores utilizados na busca foram "práticas parentais" e "análise do comportamento". Entre os principais resultados, o estilo autoritativo apareceu como o estilo parental mais adequado, bem como práticas parentais como monitoria positiva e comportamento moral como as mais desejáveis ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. A região sudeste foi a que mais produziu no período analisado (45,83% das produções) e 50% das produções apresentaram fundamentação teórica da Análise do Comportamento de forma explícita. Lacunas foram encontradas na produção de conhecimento, como a escassez de estudos longitudinais que abordem adolescentes e jovens adultos, bem como estudos que abordem a relação entre práticas parentais e educação.

Palavras-chave : práticas parentais; análise do comportamento; estado do conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )