SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48El libro de texto de Lengua portuguesa del 1º ciclo de Educación Básica: la preocupación por la desigualdad de género en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CABALLERO-GARCIA, Presentación Ángeles  y  GARCIA-SALGUERO, Berta Inés. Educação social: perfil de acesso, aspectos motivacionais e determinantes desta escolha de estudos. Estudo de caso. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.05-34. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1152.

Utilizamos uma metodologia não experimental, exploratória, descritiva e transversal, do tipo pesquisa, e analisamos os fatores endógenos e exógenos que influenciaram o processo decisório dos alunos que escolheram a carreira de Educação Social em nossa universidade. A amostra foi composta por 128 estudantes, voluntários, escolhidos por amostragem incidental, por acessibilidade. O questionário, elaborado ad hoc para os objetivos do estudo, mostrou índices adequados de validade e confiabilidade. Os dados mostram que a escolha dessa carreira é predominantemente feminina e suas expectativas de desenvolvimento profissional são mediadas por estereótipos de gênero. Os estudantes valorizam como determinantes dessa opção de estudos, os aspectos sociais dessa profissão, sua contribuição cultural e a possibilidade de conciliação com a vida familiar, entre outros aspectos. Os resultados são discutidos em termos de igualdade de oportunidades no acesso aos estudos e subseqüente inserção sócio-trabalhista.

Palabras clave : Educação Social; escolha de carreira; diferenças de gênero; orientação educativa; igualdade de oportunidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )