SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48O manual escolar de Língua Portuguesa do 1º Ciclo do Ensino Básico: inquietações em torno da desigualdade de género na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CABALLERO-GARCIA, Presentación Ángeles  e  GARCIA-SALGUERO, Berta Inés. Educação social: perfil de acesso, aspectos motivacionais e determinantes desta escolha de estudos. Estudo de caso. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.05-34. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1152.

Utilizamos uma metodologia não experimental, exploratória, descritiva e transversal, do tipo pesquisa, e analisamos os fatores endógenos e exógenos que influenciaram o processo decisório dos alunos que escolheram a carreira de Educação Social em nossa universidade. A amostra foi composta por 128 estudantes, voluntários, escolhidos por amostragem incidental, por acessibilidade. O questionário, elaborado ad hoc para os objetivos do estudo, mostrou índices adequados de validade e confiabilidade. Os dados mostram que a escolha dessa carreira é predominantemente feminina e suas expectativas de desenvolvimento profissional são mediadas por estereótipos de gênero. Os estudantes valorizam como determinantes dessa opção de estudos, os aspectos sociais dessa profissão, sua contribuição cultural e a possibilidade de conciliação com a vida familiar, entre outros aspectos. Os resultados são discutidos em termos de igualdade de oportunidades no acesso aos estudos e subseqüente inserção sócio-trabalhista.

Palavras-chave : Educação Social; escolha de carreira; diferenças de gênero; orientação educativa; igualdade de oportunidades.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )