SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48Educação social: perfil de acesso, aspectos motivacionais e determinantes desta escolha de estudos. Estudo de casoO que revelam os artigos citados nas teses e dissertações em educação indígena? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SAMAGAIO, Florbela. O manual escolar de Língua Portuguesa do 1º Ciclo do Ensino Básico: inquietações em torno da desigualdade de género na escola. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.35-60. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1120.

O presente artigo tem como objetivo fundamental alertar para a desigualdade de género que poderá estar presente nos manuais escolares. Essa sensibilização para o tema afigura-se-nos pertinente na medida em que, em Portugal, existe um dispositivo legislativo e normativo, relativamente sólido, que procura prevenir esse tipo de situação. Contudo, na nossa opinião, não será suficiente. Nesse sentido, o artigo propõe como paradigma pedagógico adequado à escola da sociedade moderna o paradigma do professor como profissional reflexivo, crítico e problematizador, sendo este o principal interlocutor do discurso pedagógico oficial junto das crianças. O artigo apresenta uma análise de conteúdo realizada ao Manual de Língua Portuguesa do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, inspirada na metodologia proposta por vários autores, entre eles Eugénio Brandão, nos anos 70 em Portugal, a partir da qual se poderá verificar o desequilíbrio na veiculação das imagens no feminino e no masculino assim como a sugestão de criação de territórios simbólicos de significados assentes nos estereótipos de género. A análise é efetuada ao nível das imagens e ao nível dos textos e conclui que existe uma significativa desigualdade de género no referido material de estudo. A questão central que se coloca é que os manuais escolares integram a vida escolar e quotidiana das crianças, podendo conduzir à cristalização de ideias preconcebidas sobre o género através do processo de socialização.

Palavras-chave : professor reflexivo; desigualdade de género; manual escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )