SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48El libro de texto de Lengua portuguesa del 1º ciclo de Educación Básica: la preocupación por la desigualdad de género en la escuelaFormación, saberes y prácticas evaluativas: un estado de la cuestión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MAROLDI, Alexandre Masson; LIMA, Luis Fernando Maia; HAYASHI, Carlos Roberto Massao  y  HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. O que revelam os artigos citados nas teses e dissertações em educação indígena?. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.61-89. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1090.

Na longa trajetória desde as primeiras ações catequéticas dos jesuítas, na segunda metade do século XVI, até os dias atuais, a educação dos povos indígenas que habitam o território brasileiro tem sido alvo de controvérsias e discussões nos níveis governamental e acadêmico, o que tem gerado inúmeros estudos. O objetivo deste trabalho é, a partir da análise de citações, verificar como se configura a produtividade e a frente de pesquisa dos autores, bem como identificar quais são os periódicos, os idiomas e as tipologias das autorias dos artigos citados em teses e dissertações sobre educação indígena. Para tanto, foram elaborados indicadores bibliométricos de análise de citações presentes nas teses e dissertações sobre educação indígena disponíveis na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelaram que os autores que publicam com a temática desta pesquisa são oriundos de várias áreas de conhecimento, o que denota interdisciplinaridade na constituição desse campo.

Palabras clave : educação indígena; análise de citações; bibliometria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )