SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48Formação, saberes e práticas avaliativas: um estado da questãoA produção científica sobre gênero: questões epistemológicas e curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SOUZA, Cristielaine Aparecida Alves de  e  CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Processos de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.111-137. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1092.

A pesquisa teve como objetivos realizar levantamento e analisar publicações em periódicos sobre os processos de ensino-aprendizagem em inglês no ensino fundamental, em periódicos indexados na base Google Scholar e SciELO (Scientific Electronic Library Online). As análises se guiaram pela teoria sociointeracionista e pelas diretrizes do ensino de segunda língua. Os artigos analisados são do período de 2012 a 2016 de periódicos de relevância das áreas de línguas na interface com a psicologia da educação e possibilitaram organizar as informações com incidência nas subtemáticas Interação nas ações pedagógicas, Elementos da linguagem e linguísticos, Material didático e Recursos tecnológicos. Esse levantamento é ilustrativo do baixo interesse no estudo de processos de ensino-aprendizagem de inglês no ensino fundamental. Considera-se a relevância da temática e a necessidade da continuidade de pesquisas que possam evidenciar o interesse da comunidade acadêmica e das políticas públicas no letramento dos alunos do ensino fundamental.

Palavras-chave : processo ensino-aprendizagem; ensino de Língua Inglesa; sociointeracionismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )