SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue48English teaching and learning processes for Elementary EducationTeachers from São Paulo's public schoolss analyse the High School National Exam (ENEM) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

BACKES, José Licínio. A produção científica sobre gênero: questões epistemológicas e curriculares. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.139-151. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1129.

O artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre gênero veiculada em periódicos classificados como A1 pela área de Educação da CAPES, no período 2010-2014. A análise centrou-se nas contribuições epistemológicas e curriculares desses estudos e mostrou que a produção de gênero tem colaborado para desconstruir a ideia de que existe uma epistemologia neutra e desinteressada, evidenciando que a ciência moderna é sexista, heterossexual e machista. Dessa forma, esta análise contribui para construir outras epistemologias, notadamente epistemologias que reconhecem o caráter político de toda e qualquer ciência. Em termos curriculares, os estudos de gênero auxiliam a mostrar que os currículos nas escolas continuam pautados na heteronormatividade, reproduzindo hierarquizações e violências de gênero. Contribuem, ainda, para demonstrar que a problematização das relações de gênero nos currículos é fundamental, pois o silenciamento e a não problematização têm sido estratégias eficientes de manutenção da heteronormatividade.

Keywords : gênero; epistemologia; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )