SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48Procesos de enseñanza y aprendizaje de Lengua Inglesa en la Enseñanza ElementalProfesores de una escuela pública paulista analizan el Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria (ENEM) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BACKES, José Licínio. A produção científica sobre gênero: questões epistemológicas e curriculares. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.139-151. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1129.

O artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre gênero veiculada em periódicos classificados como A1 pela área de Educação da CAPES, no período 2010-2014. A análise centrou-se nas contribuições epistemológicas e curriculares desses estudos e mostrou que a produção de gênero tem colaborado para desconstruir a ideia de que existe uma epistemologia neutra e desinteressada, evidenciando que a ciência moderna é sexista, heterossexual e machista. Dessa forma, esta análise contribui para construir outras epistemologias, notadamente epistemologias que reconhecem o caráter político de toda e qualquer ciência. Em termos curriculares, os estudos de gênero auxiliam a mostrar que os currículos nas escolas continuam pautados na heteronormatividade, reproduzindo hierarquizações e violências de gênero. Contribuem, ainda, para demonstrar que a problematização das relações de gênero nos currículos é fundamental, pois o silenciamento e a não problematização têm sido estratégias eficientes de manutenção da heteronormatividade.

Palabras clave : gênero; epistemologia; currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )