SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue48Diagnosis of university evasion in the initial series of the undergraduate courses of UEMS in 2014: A comparison study between the quotas and wide competitionDeaf students and challenges of the special educational service for Brazilian sign language (Libras) acquisition at municipal schools in Dourados, MS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FINI, Danielle Aguiar  and  FETZNER, Andréa Rosana. Os currículos praticados no cotidiano escolar na educação de surdos: entre a prescrição e a emancipação. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.219-239. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1101.

Este artigo apresenta pesquisa realizada em Programa de Pós-Graduação em Educação. Buscou-se compreender a relação entre as prescrições e as práticas curriculares de duas professoras dos anos iniciais do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A metodologia envolveu a observação participante e entrevistas semiestruturadas. O estudo apresenta um breve panorama da história do INES, destacando seu espaço na educação de surdos no Brasil e reflexões acerca da importância do estudo curricular na educação de sujeitos surdos, considerando as especificidades da surdez e a importância da linguagem para a integração social e para a aprendizagem. Optando por uma análise de base intercultural, o resultado aponta para duas perspectivas curriculares de regulação: uma prescritiva e outra que ultrapassa a prescrição, por meio de práticas curriculares que valorizam os conhecimentos, referentes ao cotidiano, trazidos pelos estudantes e, portanto, regulações que contribuem para emancipação dos estudantes e dos docentes.

Keywords : educação de surdos; INES; currículos praticados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )