SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48Diagnóstico de evasión universitaria en la serie inicial de los cursos de pregrado de UEMS en 2014: un estudio de comparación entre las cuotas y la amplia competenciaAlumnos sordos y desafíos de la atención especializada para la adquisición del Lengua Brasileña de Señales (Libras) en las escuelas municipales de Dourados, MS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FINI, Danielle Aguiar  y  FETZNER, Andréa Rosana. Os currículos praticados no cotidiano escolar na educação de surdos: entre a prescrição e a emancipação. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.219-239. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1101.

Este artigo apresenta pesquisa realizada em Programa de Pós-Graduação em Educação. Buscou-se compreender a relação entre as prescrições e as práticas curriculares de duas professoras dos anos iniciais do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A metodologia envolveu a observação participante e entrevistas semiestruturadas. O estudo apresenta um breve panorama da história do INES, destacando seu espaço na educação de surdos no Brasil e reflexões acerca da importância do estudo curricular na educação de sujeitos surdos, considerando as especificidades da surdez e a importância da linguagem para a integração social e para a aprendizagem. Optando por uma análise de base intercultural, o resultado aponta para duas perspectivas curriculares de regulação: uma prescritiva e outra que ultrapassa a prescrição, por meio de práticas curriculares que valorizam os conhecimentos, referentes ao cotidiano, trazidos pelos estudantes e, portanto, regulações que contribuem para emancipação dos estudantes e dos docentes.

Palabras clave : educação de surdos; INES; currículos praticados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )