SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48Os currículos praticados no cotidiano escolar na educação de surdos: entre a prescrição e a emancipaçãoImprensa jornalística e educação protestante na cidade de Sorocaba no final do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ALENCAR, Aurélio da Silva; BRUNO, Marilda Moraes Garcia  e  SOUZA, Ilma Regina Castro Saramago de. Alunos surdos e desafios do atendimento especializado para a aquisição de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas municipais de Dourados, MS. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.241-254. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1069.

A aquisição de linguagem e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo aluno surdo nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda é pouco estudada no meio acadêmico. Este artigo tem como objetivo discutir os desafios de atendimento especializado para a aquisição de linguagem/Libras de alunos surdos matriculados nas escolas municipais de Dourados, MS. O estudo fundamenta-se na perspectiva dos Estudos Surdos e na teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. Teve como metodologia a análise documental, a observação em sala de aula, as entrevistas com o professor surdo e com os intérpretes educacionais. Os resultados indicaram que: os alunos surdos chegam à escola sem o domínio de uma língua de comunicação; há baixa frequência ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Conclui-se que os intérpretes educacionais, além da função de interpretar as aulas, acabam por ensinar os alunos surdos, uma vez que os alunos pesquisados não frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e aprendem Libras por meio do intérprete educacional (IE) em sala de aula.

Palavras-chave : aquisição de Língua Brasileira de Sinais (Libras); surdez; atendimento especializado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )