SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48Alumnos sordos y desafíos de la atención especializada para la adquisición del Lengua Brasileña de Señales (Libras) en las escuelas municipales de Dourados, MS200 años de Don Bosco: la Pedagogía Salesiana, la universidad para la mayoría y la primacía de la dignidad humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SILVA, Ivanilson Bezerra  y  SANDANO, Wilson. Imprensa jornalística e educação protestante na cidade de Sorocaba no final do século XIX. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.255-278. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1155.

O presente artigo tem como objetivo analisar como a imprensa jornalística sorocabana foi utilizada estrategicamente para divulgar a escola protestante em Sorocaba no final do século XIX. Concentramos nossa atenção nos jornais que circularam em 1870-1894, período de maior circulação de notícias relacionadas à inserção do presbiterianismo, implantação da escola protestante em Sorocaba, e também por representar um momento marcado por um acentuado processo de politização, que atribuía à educação a responsabilidade de solidificar os ideais defendidos por republicanos, maçons e protestantes. Entre as escolas que compunham o campo educacional sorocabano, estava a escola protestante organizada pela professora Palmira de Cerqueira Leite. Após a saída da referida professora, assumiu a direção da escola o professor e pastor José Zacharias de Miranda e Silva, que, além de mudar o nome da escola, construiu aproximações com agentes sociais republicanos e maçons, que viam essa instituição educacional como moderna.

Palabras clave : escola protestante; imprensa; maçonaria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )