SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48Alunos surdos e desafios do atendimento especializado para a aquisição de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas municipais de Dourados, MS200 anos de Dom Bosco: a Pedagogia Salesiana, a universidade para a maioridade e a primazia da dignidade da pessoa humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SILVA, Ivanilson Bezerra  e  SANDANO, Wilson. Imprensa jornalística e educação protestante na cidade de Sorocaba no final do século XIX. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.255-278. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1155.

O presente artigo tem como objetivo analisar como a imprensa jornalística sorocabana foi utilizada estrategicamente para divulgar a escola protestante em Sorocaba no final do século XIX. Concentramos nossa atenção nos jornais que circularam em 1870-1894, período de maior circulação de notícias relacionadas à inserção do presbiterianismo, implantação da escola protestante em Sorocaba, e também por representar um momento marcado por um acentuado processo de politização, que atribuía à educação a responsabilidade de solidificar os ideais defendidos por republicanos, maçons e protestantes. Entre as escolas que compunham o campo educacional sorocabano, estava a escola protestante organizada pela professora Palmira de Cerqueira Leite. Após a saída da referida professora, assumiu a direção da escola o professor e pastor José Zacharias de Miranda e Silva, que, além de mudar o nome da escola, construiu aproximações com agentes sociais republicanos e maçons, que viam essa instituição educacional como moderna.

Palavras-chave : escola protestante; imprensa; maçonaria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )