SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue48Journalistic press and protestant education in the city of Sorocaba in the late nineteenth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

HORNICH, Daner  and  BISCALCHIN, Fabio Camilo. 200 anos de Dom Bosco: a Pedagogia Salesiana, a universidade para a maioridade e a primazia da dignidade da pessoa humana. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.279-304. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1118.

Neste artigo, o nosso objeto de estudo é a experiência educativa de Dom Bosco (1815-1888) e os seus desdobramentos na formação educacional juvenil universitária salesiana, assim como o papel significativo na universidade católica como possibilidade contrária à mercantilização do ensino que reduz a dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, promovemos um diálogo entre Dom Bosco, Kant e Schelling para pensar a pedagogia salesiana como educação integral, a universidade e a primazia da dignidade humana no itinerário da formação dos jovens universitários nas instituições de matizes cristãs católicas, como contraponto ao processo de vulgarização mercantilista do ensino e aprendizagem no Ensino Superior que decreta a falência do pensamento em nome de um antiacademicismo apressado e preguiçoso, que não educa para a autonomia, para liberdade, para o sentido da vida e para o pensamento crítico e alargado do cidadão esclarecido e comprometido com a vida digna da pessoa humana na comunidade e na vida pública, o que visa ao bem comum de todos na sociedade e no Estado.

Keywords : Dom Bosco; Kant; Schelling; universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )