SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número49El lugar de la cultura escrita en los documentos legales y oficiales de la educación infantil: los niños y las niñas cargan letras en el criba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BALCA, Angela Maria Franco Martins Coelho de Paiva. A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.9-23. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139.

No ano de 2016, em Portugal, o Ministério da Educação lançou um novo documento curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esse documento veio substituir a um outro, já existente, que datava de 1997. O documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo uma ferramenta fundamental na prática dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste artigo, pretendemos analisar esse documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Através de uma leitura crítica e reflexiva desse documento, é nosso objetivo compreender como a área da língua portuguesa e da literatura é perspetivada no currículo oficial para a educação pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afirmar que o currículo para a educação pré-escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando a criança como construtora das suas aprendizagens.

Palabras clave : Educação Pré-Escolar; Língua Portuguesa; Orientações Curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )