SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número49Saberes y conocimientos que componem currículos con bebés y niños pequeñosEducación infantil y currículo: un análisis de la propuesta de la red municipal de Curitiba, PR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves  y  FREIRE, Renata Teixeira Junqueira. Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: concepções de criança, desenvolvimento e currículo. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.67-96. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1138.

Este estudo resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre as concepções de criança, de desenvolvimento infantil e de currículo presentes na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC, 2017). Analisa, principalmente, os eixos curriculares denominados na BNCC como Campo de Experiências buscando compreender as bases teóricas que norteiam a organização do documento, a partir das contribuições de Vygotsky sobre desenvolvimento infantil, num processo de apropriação das qualidades humanas por meio da atividade, portanto o desenvolvimento da singularidade humana se dá a partir das interações sociais. Estudos de Kramer, Kishimoto e de outros autores constituem as referências bibliográficas desta pesquisa. Constata-se que a BNCC apresenta uma concepção de criança como sujeito histórico-cultural, no entanto o documento contém fragilidades e requer um aprofundamento das áreas de conhecimento identificadas como Campos de Experiências. Aponta-se como fundamental a necessidade de estudos e discussões sobre as concepções de criança e de desenvolvimento infantil para a organização curricular e para a formação de professores que atuam ou que pretendem atuar na Educação Infantil.

Palabras clave : infância; Educação Infantil; Base Nacional Curricular Comum.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )