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Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
BORTOLANZA, Ana Maria Esteves e FREIRE, Renata Teixeira Junqueira. Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: concepções de criança, desenvolvimento e currículo. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.67-96. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1138.
Este estudo resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre as concepções de criança, de desenvolvimento infantil e de currículo presentes na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC, 2017). Analisa, principalmente, os eixos curriculares denominados na BNCC como Campo de Experiências buscando compreender as bases teóricas que norteiam a organização do documento, a partir das contribuições de Vygotsky sobre desenvolvimento infantil, num processo de apropriação das qualidades humanas por meio da atividade, portanto o desenvolvimento da singularidade humana se dá a partir das interações sociais. Estudos de Kramer, Kishimoto e de outros autores constituem as referências bibliográficas desta pesquisa. Constata-se que a BNCC apresenta uma concepção de criança como sujeito histórico-cultural, no entanto o documento contém fragilidades e requer um aprofundamento das áreas de conhecimento identificadas como Campos de Experiências. Aponta-se como fundamental a necessidade de estudos e discussões sobre as concepções de criança e de desenvolvimento infantil para a organização curricular e para a formação de professores que atuam ou que pretendem atuar na Educação Infantil.
Palavras-chave : infância; Educação Infantil; Base Nacional Curricular Comum.