SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número49Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: concepções de criança, desenvolvimento e currículoA música como linguagem na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ENS, Romilda Teodora; NAGEL, Jaqueline Salanek de Oliveira  e  BUENO, Édina Dayane de Lara. Educação infantil e currículo: uma análise da proposta da rede municipal de Curitiba, PR. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.97-117. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1136.

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca do documento “Educação Infantil: Caderno I - princípios e fundamentos” da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RMEC), que norteia o currículo da Educação Infantil no município. A pesquisa buscou verificar a relação entre o documento da RMEC com a versão final da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) no que diz respeito ao currículo e ao processo de avaliação, bem como analisar como são sugeridas essas práticas na RMEC. O suporte da análise crítica do discurso de Fairclough (2001; 2012) e “Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos” de Shiroma, Campos e Garcia (2005) subsidiaram esta pesquisa documental, possibilitando inferir que o documento que contempla a proposta de Educação Infantil para a Rede Municipal de Ensino de Curitiba assegura as especificidades para essa modalidade de ensino. A construção do documento que norteia a RMEC foi coletiva, expondo a concepção de currículo e avaliação na Educação Infantil defendida, além de propor a organização e estruturação para que se efetive um trabalho nas escolas e centro de educação infantil desse município.

Palavras-chave : Educação Infantil; documentos oficiais; currículo e avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )