SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número49A música como linguagem na educação infantilProgramas educativos de inovação e imersão no ensino de línguas para alunos: proposta curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BROSTOLIN, Marta Regina. Educação Infantil e o protagonismo da criança: diferentes cenários. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.143-158. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1130.

A infância caracteriza-se como uma categoria histórica e social. A estrutura da sociedade, as condições de vida e de inserção da criança em cada contexto social, econômico, político e cultural é que vão tecer as diferentes concepções de infância e as diversas formas de ser criança. A partir dessa perspectiva, o presente texto, resultante de uma revisão de literatura, tem por objetivo refletir e discutir a trajetória, as políticas públicas e a legislação referentes ao atendimento à criança no percurso da história, num primeiro cenário. No segundo, trata a criança como um sujeito de direitos, protagonista e ator social que produz e reproduz cultura e, no terceiro cenário, aborda a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil fazendo uma breve contextualização do momento atual pelo qual a educação brasileira passa. Conclui-se que, para além das políticas de educação infantil, é importante pensar em outras políticas quando se trata do atendimento integral à criança, e aqui se incluem aspectos relacionados não só à educação, como também à saúde, à cultura e à proteção, o que torna necessária a interlocução, com outras áreas dos serviços públicos e outras ações que não são específicas da educação.

Palavras-chave : Educação Infantil; políticas públicas; protagonismo da criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )