SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número49Programas educativos de inovação e imersão no ensino de línguas para alunos: proposta curricularCurrículo e exclusão social: a perspectiva das alunas/professoras do PIBID de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SILVA, Greice Ferreira da. Leitura e escrita de gêneros discursivos na pequena infância: um estudo na perspectiva bakhtiniana. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.175-192. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1137.

Este artigo objetiva discutir a formação do leitor e do re-criador de gêneros discursivos na Educação Infantil. Para tanto, aborda o conceito de linguagem, de leitura e de gênero discursivo ancorada no arcabouço teórico do Círculo de Bakhtin na tentativa de contribuir com o trabalho pedagógico do professor e no processo de apropriação e objetivação da língua materna pelas crianças pequenas. Essas reflexões remetem ao entendimento da aprendizagem do ato de ler, como uma prática histórica e culturalmente constituída, e à leitura, como o lugar de encontro do leitor com as vozes alheias. O estudo refere-se à parte de uma pesquisa qualitativa realizada com uma turma de crianças de 4 e 5 anos numa escola pública municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa-ação, e a tese que norteia este trabalho é a de que as crianças aprendem a língua desde a Educação Infantil por meio dos gêneros discursivos - uma vez que a língua se manifesta pelos gêneros - quando o professor introduz o ensino dos gêneros na escola como instrumento de humanização, como forma de apropriação da cultura humana. A proposta centra-se na criança como sujeito social, sujeito de suas aprendizagens, capaz de estabelecer relações dialógicas e dinâmicas com os gêneros discursivos e seus elementos constitutivos.

Palavras-chave : leitura e escrita; gêneros discursivos; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )