SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue49Reading and writing of discursive genres in early childhood: a study in the bakhtinian perspectiveHigher Education and employability: a study with alumni of the Technology in Environmental Management Undergraduate Program of the University of Sorocaba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PAVAN, Ruth. Currículo e exclusão social: a perspectiva das alunas/professoras do PIBID de Pedagogia. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.193-206. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1161.

Desde o golpe midiático/jurídico/parlamentar de 2016, a exclusão social tem-se intensificado no Brasil. Ela ocorre por diferentes razões, com destaque para questões políticas, de classe, raça/etnia e gênero. A escola e o seu currículo, marcados pela cultura hegemônica (burguesa, branca, masculina, heterossexual), além de reproduzirem a exclusão da sociedade, produzem também exclusões em seu interior. O artigo pauta-se em um conjunto de autores que têm a preocupação de que, nas escolas e na sociedade, as diferenças não sejam traduzidas em desigualdades. O objetivo é problematizar a concepção das alunas/professoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia sobre os processos de exclusão existentes na escola e na sociedade, relacionando essa concepção com a sua compreensão de currículo escolar. Como instrumento de coleta das informações, foi utilizada a entrevista estruturada. Como resultado, podemos observar que as alunas/professoras percebem diversos processos de exclusão presentes na sociedade e na escola, ou seja, também no currículo escolar.

Keywords : currículo; PIBID; exclusão social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )