SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número49Lectura y escritura de géneros discursivos en la pequeña infancia: un estudio en la perspectiva bakhtinianaEducación Superior y empregabilidad: estudio con egresados del Curso de Tecnología en Gestión Ambiental de la Universidad de Sorocaba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PAVAN, Ruth. Currículo e exclusão social: a perspectiva das alunas/professoras do PIBID de Pedagogia. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.193-206. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1161.

Desde o golpe midiático/jurídico/parlamentar de 2016, a exclusão social tem-se intensificado no Brasil. Ela ocorre por diferentes razões, com destaque para questões políticas, de classe, raça/etnia e gênero. A escola e o seu currículo, marcados pela cultura hegemônica (burguesa, branca, masculina, heterossexual), além de reproduzirem a exclusão da sociedade, produzem também exclusões em seu interior. O artigo pauta-se em um conjunto de autores que têm a preocupação de que, nas escolas e na sociedade, as diferenças não sejam traduzidas em desigualdades. O objetivo é problematizar a concepção das alunas/professoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia sobre os processos de exclusão existentes na escola e na sociedade, relacionando essa concepção com a sua compreensão de currículo escolar. Como instrumento de coleta das informações, foi utilizada a entrevista estruturada. Como resultado, podemos observar que as alunas/professoras percebem diversos processos de exclusão presentes na sociedade e na escola, ou seja, também no currículo escolar.

Palabras clave : currículo; PIBID; exclusão social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )