SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número49Educación Superior y empregabilidad: estudio con egresados del Curso de Tecnología en Gestión Ambiental de la Universidad de SorocabaLimitaciones impuestas a la escolarización de los niños y adolescentes con enfermedad falciforme índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

JUNGES, Débora de Lima Velho. O uso de livros escolares de matemática nas escolas da imigração alemã durante a Campanha de Nacionalização. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.227-247. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1121.

Este artigo tem como objetivo analisar o ritual escolar de utilização do livro escolar, em especial o uso de livros escolares de matemática, que operavam na forma de vida escolar em alunos descendentes de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, no período da Campanha de Nacionalização, compreendido entre 1938 e 1945. As ferramentas teóricas do estudo estão vinculadas a pesquisadores da imigração alemã e às teorizações foucaultianas. O material de pesquisa consiste em narrativas de seis pessoas que estudaram em escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul, no período citado. Os principais resultados da investigação apontam que os livros escolares utilizados antes da Campanha de Nacionalização eram considerados melhores do que aqueles que passaram a ser utilizados posteriormente, porque traziam referências à cultura germânica, e que o uso do livro escolar nas aulas de matemática se constituía em um ritual no qual mecanismos de poder atuavam sobre os alunos descendentes de imigrantes alemães com vistas a disciplinar seus corpos.

Palabras clave : Campanha de Nacionalização; livros escolares; educação matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )