SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número49Educação Superior e empregabilidade: estudo com egressos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade de SorocabaLimitações impostas à escolarização das crianças e adolescentes com doença falciforme índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

JUNGES, Débora de Lima Velho. O uso de livros escolares de matemática nas escolas da imigração alemã durante a Campanha de Nacionalização. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.227-247. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1121.

Este artigo tem como objetivo analisar o ritual escolar de utilização do livro escolar, em especial o uso de livros escolares de matemática, que operavam na forma de vida escolar em alunos descendentes de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, no período da Campanha de Nacionalização, compreendido entre 1938 e 1945. As ferramentas teóricas do estudo estão vinculadas a pesquisadores da imigração alemã e às teorizações foucaultianas. O material de pesquisa consiste em narrativas de seis pessoas que estudaram em escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul, no período citado. Os principais resultados da investigação apontam que os livros escolares utilizados antes da Campanha de Nacionalização eram considerados melhores do que aqueles que passaram a ser utilizados posteriormente, porque traziam referências à cultura germânica, e que o uso do livro escolar nas aulas de matemática se constituía em um ritual no qual mecanismos de poder atuavam sobre os alunos descendentes de imigrantes alemães com vistas a disciplinar seus corpos.

Palavras-chave : Campanha de Nacionalização; livros escolares; educação matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )