SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número50Sapo Campus - una herramienta colaborativa en contexto de formación continua de profesores en tecnologías digitales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PEREIRA, Irène. Construir uma teoria crítica na educação, inspirada por Paulo Freire, na França - um exemplo: um site na Internet sobre as discriminaçãos na escola. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.5-18.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1200.

O artigo propõe uma apresentação do que pode ser uma teoria crítica no campo da filosofia da educação na França. O desafio de uma abordagem crítica na educação é lutar contra a recuperação neoliberal das práticas de ensino que tem objetivos emancipatórios. Para isso, uma filosofia crítica na educação na França deve basear-se sobre as contribuições da sociologia da educação. Sobre tudo porque a França é um dos países da OECD que mais reproduz as desigualdades educacionais ligadas à origem social. Isso justifica à tentativa de desenvolver uma teoria crítica baseada em uma abordagem materialista das relações sociais em ligação com a questão do trabalho educativo. Esta teoria crítica na educação serviu como um quadro teórico para a concepção de um site para lutar contra a discriminação na educação. Este site é destinado a professores do jardim de infância até à Universidade.

Palabras clave : Filosofia; educação; crítica.

        · resumen en Español | Francés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )