SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número50Construir uma teoria crítica na educação, inspirada por Paulo Freire, na França - um exemplo: um site na Internet sobre as discriminaçãos na escolaPolíticas Públicas Educacionais para a Educação Pré-Escolar e as reformulações curriculares de 2016 em Portugal: o caso da Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BARROS, Rogério Augusto  e  CUNHA, Vasco Alexandre. Sapo Campus - uma ferramenta colaborativa em contexto de formação contínua de professores em tecnologias digitais. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.19-40.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1171.

A capacidade em usar as tecnologias digitais emerge atualmente como uma componente fundamental na área educativa, notando-se um crescente interesse na implementação e desenvolvimento de ações de formação contínua a docentes no domínio das tecnologias de informação e comunicação. Nessa linha, há um reconhecimento pela comunidade educativa na necessidade de implementação e definição de estratégias para o uso de tecnologias, por constituírem ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento do processo educativo, permitindo, genericamente, interpretar, armazenar, produzir e transmitir informação. Nesse sentido, o presente artigo aborda os contornos concetuais e metodológicos de uma ação de formação a docentes, a partir da Direção Regional de Educação da Madeira, sobre uma ferramenta tecnológica colaborativa especialmente indicada para contextos educativos - o Sapo Campus. Para além dessa componente, integrou-se na plataforma Sapo Campus a exploração de outras ferramentas e materiais pedagógicos apoiados no uso de tecnologias digitais, com potencial para serem utilizadas em contexto escolar na construção de trabalhos multimédia para a comunidade educativa. A ação de formação foi orientada por dois formadores e desenvolvida por quinze docentes de diversas áreas de ensino, tendo-se obtido, a partir de um inquérito por questionário, uma avaliação muito positiva, tanto no que concerne aos conceitos abordados configurados na utilização da plataforma, como relativamente à metodologia adotada para o desenvolvimento da atividade formativa.

Palavras-chave : formação contínua; Sapo Campus; ensino e aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )