SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número50Sapo Campus - uma ferramenta colaborativa em contexto de formação contínua de professores em tecnologias digitaisEducação superior no Brasil e modalidades de colaboração intercultural - espaço estratégico de construção da autodeterminação dos povos indígenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BOLGENHAGEN, Silvani Kempf  e  COSME, Ariana. Políticas Públicas Educacionais para a Educação Pré-Escolar e as reformulações curriculares de 2016 em Portugal: o caso da Matemática. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.41-61.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1198.

Analisou-se a influência das políticas económicas voltadas para a Globalização e o Neoliberalismo sobre o cotidiano Educação Pré-Escolar; os estudos do currículo, sua implementação e repercussão no desenvolvimento no trabalho pedagógico, desde o início da institucionalização da Educação Pré-Escolar até as novas reformulações curriculares (2016). Na busca de validação do tema, foi realizado um levantamento de estudos académicos no Repositório Científico Académico de Portugal, no período de 2006-2016. Desse inventário, foi possível perceber que a grande maioria das pesquisas são referentes às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as práticas pedagógicas centradas na preocupação do cumprimento do currículo. Para tanto, privilegiam-se os estudos do currículo sobre a educação da infância e as práticas pedagógicas para que se aponta, nomeadamente, sobre a matemática.

Palavras-chave : educação; pré-escolar; reforma curricular; Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )