SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número50Políticas Públicas Educacionais para a Educação Pré-Escolar e as reformulações curriculares de 2016 em Portugal: o caso da MatemáticaO poder da branquitude e racismo institucional: percepções sobre o acesso à diplomacia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

URQUIZA, Antonio Hilário Aguilera. Educação superior no Brasil e modalidades de colaboração intercultural - espaço estratégico de construção da autodeterminação dos povos indígenas. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.63-81.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1157.

O presente texto tem por objetivo apresentar uma reflexão teórica, a partir da convivência com estudantes indígenas nas licenciaturas específicas e cursos regulares, nas universidades do estado de Mato Grosso do Sul / Brasil. Há tempos, estes povos originários chegam à educação superior, porém, nos últimos anos, essa presença é cada vez mais significativa. Temos, assim, uma expressiva quantidade de indígenas estudando graduação e pós-graduação, inseridos em um contexto que provoca inúmeras reflexões, sendo uma delas o lugar dos chamados conhecimentos tradicionais e as práticas de colaboração intercultural. Esta relação entre os chamados conhecimentos científicos (Ocidentais, eurocêntricos), e os conhecimentos tradicionais serão objetos de estudo, tendo como base o conceito de interculturalidade e as discussões dos autores conhecidos como pós-coloniais. Veremos que as estratégias e modalidades de colaboração intercultural, possuem como meta a construção da autonomia e autodeterminação destes povos tradicionais. Tudo isto, se apresenta como uma das saídas para a superação do chamamos aqui de universidade monocultural.

Palavras-chave : povos indígenas; interculturalidade; conhecimentos tradicionais; colonialidade; autodeterminação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )