SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número50O poder da branquitude e racismo institucional: percepções sobre o acesso à diplomacia brasileiraInfância YouTuber: problematizando representações de crianças inseridas na cultura de sucesso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CARVALHO, Janete Magalhães. A escola pública como máquina de guerra. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.103-120.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1196.

Objetiva este artigo discutir a escola como dispositivo pedagógico no capitalismo contemporâneo. Discute como, na sociedade contemporânea, os corpos encontram-se atravessados por gigantescos processos de dessubjetivação2, que visam à reprodução da máquina de governo das pessoas, das populações, das instituições - dentre, essas, as escolas públicas desconectadas da vida política, atuando como equipamento coletivo em relações regidas por automatismos, sem resistência ao instituído. Debate como Rousseau e Kant, por caminhos diferentes, deram suporte às duas grandes vertentes do pensamento pedagógico moderno e seus reflexos na configuração da atual escola pública. Defende a possibilidade de a escola pública atuar como máquina de guerra, movimentando nosso pensamento e nossas ações para outros modos de estar escola e coletivo. Apresenta como possibilidade o caso brasileiro da escola pública como máquina de guerra: a escola pública aprendente de Paulo Freire.

Palavras-chave : Escola pública; dispositivo pedagógico; equipamento coletivo; máquina de guerra; pedagogia freireana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )