SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número50Infância YouTuber: problematizando representações de crianças inseridas na cultura de sucessoDocência & qualidade de educação: significantes em disputa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha  e  SARACHE, Mariana Vieira. A leitura de poesias medievais adaptadas ao processo de alfabetização. Contribuições da História da Educação. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.141-156.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1216.

Neste artigo, exploramos o estudo de poesias ou cantigas medievais e, a partir disso, apresentamos uma possibilidade de adaptação desse gênero literário para que elas sejam conhecidas pela criança em fase escolar. Consideramos que o conhecimento da poesia na formação do professor é crucial para a sua atuação. Apresentamos três poesias medievais portuguesas, adaptadas de forma lúdica e com temas do cotidiano infantil. Acreditamos que a adaptação possibilita uma iniciação da criança à literatura medieval. Como se trata de um gênero literário que envolve rimas, falas curtas que remetem a historietas e situações diversas, a nosso ver, constituirá um estímulo às crianças em relação à leitura. Assim, por meio de nossa formação e do conceito de educação, propomos um diálogo sobre a necessidade e a importância da literatura na formação da criança e do docente.

Palavras-chave : História da Educação Medieval; poesia medieval; formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )