SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue50The reading of medieval poetries adapted to the literacy process. Contributions of the History of EducationThe performance of the Brazilian State in Public Policies for Professional Education in governments Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PEREIRA, Talita Vidal. Docência & qualidade de educação: significantes em disputa. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.157-175.  Epub May 07, 2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1156.

No texto são analisadas disputas em torno do significante docência associado à defesa de uma qualidade da educação apoiada na centralidade do conhecimento científico como eixo da formação docente. Disputas que tiveram lugar no processo de reformulação curricular da Licenciatura em Pedagogia de uma instituição de ensino superior localizada na Região Sudeste, ao longo de 2016. A análise busca romper com a lógica de que os sujeitos precedem aos projetos que defendem para pensar as políticas de uma perspectiva pós-estrutural, analisando como elas assumem novas configurações no contexto estudado e dando ênfase as formas pelas quais sentidos atribuídos à política são disputados, negociados e ressignificados, problematizando fundamentos teóricos que sustentam essas disputas. O estudo se insere em um conjunto de reflexões produzidas no campo do currículo, motivadas pela compreensão de que é necessário reativar sentidos de mundo, de educação, de currículo e de formação que sofrem ao longo do tempo tentativas de bloqueio em nome de fundamentos que configuram e organizam aquilo que entendemos por modernidade.

Keywords : docência; qualidade da educação; formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )