SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número50A leitura de poesias medievais adaptadas ao processo de alfabetização. Contribuições da História da EducaçãoA atuação do Estado Brasileiro nas Políticas Públicas para Educação Profissional nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PEREIRA, Talita Vidal. Docência & qualidade de educação: significantes em disputa. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.157-175.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1156.

No texto são analisadas disputas em torno do significante docência associado à defesa de uma qualidade da educação apoiada na centralidade do conhecimento científico como eixo da formação docente. Disputas que tiveram lugar no processo de reformulação curricular da Licenciatura em Pedagogia de uma instituição de ensino superior localizada na Região Sudeste, ao longo de 2016. A análise busca romper com a lógica de que os sujeitos precedem aos projetos que defendem para pensar as políticas de uma perspectiva pós-estrutural, analisando como elas assumem novas configurações no contexto estudado e dando ênfase as formas pelas quais sentidos atribuídos à política são disputados, negociados e ressignificados, problematizando fundamentos teóricos que sustentam essas disputas. O estudo se insere em um conjunto de reflexões produzidas no campo do currículo, motivadas pela compreensão de que é necessário reativar sentidos de mundo, de educação, de currículo e de formação que sofrem ao longo do tempo tentativas de bloqueio em nome de fundamentos que configuram e organizam aquilo que entendemos por modernidade.

Palavras-chave : docência; qualidade da educação; formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )