SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número50Intelectuales paranaenses y la Escuela Nueva, durante la Era Vargas (1930-1945)La Teoría de las Representaciones Sociales como referencial teórico metodológico en la pesquisa de Geografía: análisis de tesis y disertaciones presentes en la Capes 2012 a 2016 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SOUZA, José Edimar de. A escola isolada: contribuições e processos de escolarização em Novo Hamburgo, RS (1940-1952). Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.219-238.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1131.

O objetivo é analisar como a escola isolada contribuiu para os processos de escolarização em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, a partir de memórias de professores e alunos de duas escolas isoladas, do bairro Lomba Grande. Os aportes teóricos sustentam-se na história cultural a partir de Roger Chartier e Escolano Benito, bem como se vale da metodologia da história oral. Ao reconstruir o cotidiano das aulas nessa região rural, a partir da análise das memórias foi possível compreender um significativo percurso da história do ensino público municipal rural desse município. Nesse sentido, a forma de acesso à escolarização formal, entre 1940-1952, deu-se prioritariamente em escolas isoladas. A presença de escola nesse lugar cumpriu seu propósito de ensinar a ler, escrever, contar, além de colaborar para imprimir valores nesses sujeitos. Esses aspectos, analisados coletivamente, sugerem a constituição de identidades de pertencimento evidenciada nas memórias sobre culturas escolares.

Palabras clave : escola isolada; memórias; ensino rural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )